Voltar para o Início Ir para o rodapé

Ambiente de Desenvolvimento. Não navegue ou compartilhe este link.

Ambiente de Desenvolvimento. Não navegue ou compartilhe este link.

Ambiente de Desenvolvimento. Não navegue ou compartilhe este link.

Ambiente de Desenvolvimento. Não navegue ou compartilhe este link.

Ambiente de Desenvolvimento. Não navegue ou compartilhe este link.

Ambiente de Desenvolvimento. Não navegue ou compartilhe este link.

Alimentação

Cai o consumo de frutas e hortaliças entre adultos brasileiros, diz estudo da UFMG

Abaixo da recomendada pela OMS, ingestão foi menor sobretudo entre 2015 e 2023, período marcado por instabilidade política e crise econômica agravadas pela pandemia

Com Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem

Imagem mostra uma maçã, vista de cima, em meio a papel roxo
Adulto brasileiro diminuiu seu consumo de frutas e hortaliças nos últimos anos
Foto: Ana Maria Vieira | UFMG

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de cinco porções diárias de frutas e hortaliças em cinco dias da semana, mas apenas 22,5% da população adulta brasileira segue essa diretriz. O consumo desses alimentos, essenciais para a manutenção da saúde e para a prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), caiu particularmente entre 2015 e 2023, acendendo uma luz amarela no país.

Essa é uma das conclusões do estudo Consumo de frutas e hortaliças entre adultos brasileiros: tendências de 2008 a 2023, que acaba de ser publicado na revista Cadernos de Saúde Pública por pesquisadores da Escola de Enfermagem da UFMG. A pesquisa também constatou que mulheres, indivíduos de 25 a 34 anos e pessoas com nível de escolaridade mais alto são os que mais reduziram o consumo de frutas e vegetais.

Coordenada pelo professor Rafael Moreira Claro, do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem, a pesquisa foi realizada com adultos (18 anos ou mais) residentes em 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal, de 2008 a 2023. O estudo recorreu a dados do Sistema de vigilância de fatores de risco e proteção para DCNT por inquérito telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, para ponderar suas conclusões.

Estabilidade política = incremento da saúde
Uma das autoras do estudo, a pesquisadora Izabella Paula Araújo Veiga, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Nutrição e Saúde da Escola de Enfermagem, explica que foram avaliados dois tipos de consumo: o regular e o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Por regular, a pesquisa considera o consumo de qualquer quantidade em pelo menos cinco dias da semana. Já a ingestão recomendada pela OMS é de cinco porções diárias em cinco dias da semana.

Os resultados mostraram que, em média, 34% da população adulta consumiam frutas e hortaliças regularmente e 22,5% seguiam a recomendação da OMS.

“Para entender melhor as tendências ao longo dos anos, o período da pesquisa foi dividido em duas fases: de 2008 a 2014 e de 2015 a 2023. Essa divisão possibilitou observar mudanças que poderiam ficar escondidas em uma análise geral”, afirma Izabella. “No período completo (2008-2023), o consumo permaneceu estável. Contudo, a análise das fases separadamente identificou um aumento entre 2008 e 2014, seguido de uma queda entre 2015 e 2023”, ela explica.

Para Izabella Veiga, o crescimento inicial do consumo pode estar relacionado a um período de estabilidade política e de avanço econômico, o que favoreceu a adoção de políticas públicas de saúde e estímulo de hábitos alimentares saudáveis. A redução no consumo nos anos mais recentes, por sua vez, pode ter sido influenciada, em sua análise, pela instabilidade política e pela crise econômica, agravadas pela pandemia de covid-19, englobada pelo período.

A pesquisadora enfatiza que reduzir o consumo de frutas e hortaliças pode ter impactos negativos na saúde e na cultura alimentar do país: “Essa tendência de queda pode dificultar o alcance da meta estabelecida no Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos não Transmissíveis no Brasil (Plano de Dant), que tem a meta de elevar o consumo recomendado de frutas e hortaliças para 30% até 2030″.

Além de Izabella Veiga e Rafael Moreira, o estudo é assinado por Thais Cristina Marquezine Caldeira, Marcela Mello Soares, Taciana Maia de Sousa e Luiza Eunice Sá da Silva, todas vinculadas à UFMG. Para o grupo que empreendeu a pesquisa, os resultados reiteram a importância de expandir e fortalecer as ações de saúde pública destinadas à melhoria do consumo alimentar e de promover uma vigilância contínua de desenvolvimento e aprimoramento de políticas de saúde eficazes.

Mais lidos

Semana

Notícias por categoria

Escolha a categoria:
Pesquisa e Inovação

Sugira uma pauta

Acesse o formulário e sugira uma pauta para ser discutida.

Sugerir Pauta

Feed RSS

Receba atualizações das últimas notícias publicadas.