{"id":5933,"date":"2025-02-18T15:06:00","date_gmt":"2025-02-18T18:06:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.ufmg.br\/\/?post_type=news&#038;p=5933"},"modified":"2025-12-06T09:02:48","modified_gmt":"2025-12-06T12:02:48","slug":"cai-o-consumo-de-frutas-e-hortalicas-entre-adultos-brasileiros-diz-estudo-da-ufmg","status":"publish","type":"news","link":"http:\/\/150.164.63.212:9000\/portal-novo-dev\/comunicacao\/noticias\/pesquisa-e-inovacao\/cai-o-consumo-de-frutas-e-hortalicas-entre-adultos-brasileiros-diz-estudo-da-ufmg\/","title":{"rendered":"Cai o consumo de frutas e hortali\u00e7as entre adultos brasileiros, diz estudo da UFMG"},"content":{"rendered":"\n<p class=\"wp-block-paragraph\">A Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS) recomenda o consumo de cinco por\u00e7\u00f5es di\u00e1rias de frutas e hortali\u00e7as em cinco dias da semana, mas apenas 22,5% da popula\u00e7\u00e3o adulta brasileira segue essa diretriz. O consumo desses alimentos, essenciais para a manuten\u00e7\u00e3o da sa\u00fade e para a preven\u00e7\u00e3o de Doen\u00e7as Cr\u00f4nicas N\u00e3o Transmiss\u00edveis (DCNT), caiu particularmente entre 2015 e 2023, acendendo uma luz amarela no pa\u00eds.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Essa \u00e9 uma das conclus\u00f5es&nbsp;do estudo&nbsp;<em><a href=\"https:\/\/cadernos.ensp.fiocruz.br\/ojs\/index.php\/csp\/article\/view\/8989\/20268\" target=\"_blank\" rel=\"noreferrer noopener\">Consumo de frutas e hortali\u00e7as entre adultos brasileiros: tend\u00eancias de 2008 a 2023<\/a><\/em>, que acaba de ser publicado na&nbsp;revista Cadernos de Sa\u00fade P\u00fablica por pesquisadores da Escola de Enfermagem da UFMG. A pesquisa tamb\u00e9m constatou que mulheres, indiv\u00edduos de 25 a 34 anos e pessoas com n\u00edvel de escolaridade mais alto s\u00e3o os que mais reduziram o consumo de frutas e vegetais.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Coordenada pelo professor&nbsp;Rafael Moreira Claro, do Departamento de Nutri\u00e7\u00e3o da Escola de Enfermagem, a pesquisa foi realizada com adultos (18 anos ou mais) residentes em 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal, de 2008 a 2023. O estudo recorreu a&nbsp;dados do Sistema de vigil\u00e2ncia de fatores de risco e prote\u00e7\u00e3o para DCNT por inqu\u00e9rito telef\u00f4nico (Vigitel), do Minist\u00e9rio da Sa\u00fade, para ponderar suas conclus\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\"><strong>Estabilidade pol\u00edtica = incremento da sa\u00fade<\/strong><br>Uma das autoras do estudo, a&nbsp;pesquisadora&nbsp;Izabella Paula Ara\u00fajo Veiga, doutoranda do Programa de P\u00f3s-gradua\u00e7\u00e3o em Nutri\u00e7\u00e3o e Sa\u00fade da Escola de Enfermagem, explica que foram&nbsp;avaliados dois tipos de consumo: o regular e o recomendado pela Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS). Por regular, a pesquisa considera o consumo de qualquer quantidade em pelo menos cinco dias da semana. J\u00e1 a ingest\u00e3o&nbsp;recomendada&nbsp;pela OMS \u00e9 de cinco por\u00e7\u00f5es di\u00e1rias em cinco dias da semana.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Os resultados mostraram que, em m\u00e9dia, 34% da popula\u00e7\u00e3o adulta consumiam frutas e hortali\u00e7as regularmente e 22,5% seguiam a recomenda\u00e7\u00e3o da OMS.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">\u201cPara entender melhor as tend\u00eancias ao longo dos anos, o per\u00edodo&nbsp;da pesquisa foi dividido em duas fases: de 2008 a 2014 e de 2015 a 2023. Essa divis\u00e3o possibilitou&nbsp;observar mudan\u00e7as que poderiam ficar escondidas em uma an\u00e1lise geral\u201d, afirma&nbsp;Izabella. \u201cNo per\u00edodo completo (2008-2023), o consumo permaneceu est\u00e1vel. Contudo, a&nbsp;an\u00e1lise das fases separadamente&nbsp;identificou&nbsp;um aumento entre 2008 e 2014, seguido de uma queda entre 2015 e 2023\u201d, ela explica.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Para Izabella Veiga, o crescimento inicial do consumo pode estar relacionado a um per\u00edodo de estabilidade pol\u00edtica e de avan\u00e7o econ\u00f4mico, o que&nbsp;favoreceu a ado\u00e7\u00e3o de&nbsp;pol\u00edticas p\u00fablicas de sa\u00fade e est\u00edmulo de&nbsp;h\u00e1bitos alimentares saud\u00e1veis. A&nbsp;redu\u00e7\u00e3o no consumo nos anos mais recentes, por sua vez, pode ter sido influenciada, em sua an\u00e1lise, pela instabilidade pol\u00edtica e pela crise econ\u00f4mica, agravadas pela pandemia de covid-19, englobada pelo per\u00edodo.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">A pesquisadora enfatiza que reduzir o consumo de frutas e hortali\u00e7as pode ter impactos negativos na sa\u00fade e na cultura alimentar do pa\u00eds:&nbsp;\u201cEssa tend\u00eancia de queda pode dificultar o alcance da meta estabelecida no Plano de A\u00e7\u00f5es Estrat\u00e9gicas para o Enfrentamento das Doen\u00e7as Cr\u00f4nicas e Agravos n\u00e3o Transmiss\u00edveis no Brasil (Plano de Dant), que tem a meta de&nbsp;elevar o consumo recomendado de frutas e hortali\u00e7as para 30% at\u00e9 2030&#8243;.<\/p>\n\n\n\n<p class=\"wp-block-paragraph\">Al\u00e9m de Izabella Veiga e Rafael Moreira, o estudo \u00e9 assinado por Thais Cristina Marquezine Caldeira, Marcela Mello Soares, Taciana Maia de Sousa e Luiza Eunice S\u00e1 da Silva, todas vinculadas \u00e0&nbsp;UFMG. Para o grupo que empreendeu a pesquisa, os resultados reiteram&nbsp;a import\u00e2ncia de expandir e fortalecer as a\u00e7\u00f5es de sa\u00fade p\u00fablica destinadas \u00e0&nbsp;melhoria do consumo alimentar e de promover&nbsp;uma vigil\u00e2ncia cont\u00ednua de desenvolvimento e aprimoramento de&nbsp;pol\u00edticas de sa\u00fade eficazes.<\/p>\n","protected":false},"featured_media":5934,"template":"","class_list":["post-5933","news","type-news","status-publish","has-post-thumbnail","hentry"],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/150.164.63.212:9000\/portal-novo-dev\/wp-json\/wp\/v2\/news\/5933","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"http:\/\/150.164.63.212:9000\/portal-novo-dev\/wp-json\/wp\/v2\/news"}],"about":[{"href":"http:\/\/150.164.63.212:9000\/portal-novo-dev\/wp-json\/wp\/v2\/types\/news"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/150.164.63.212:9000\/portal-novo-dev\/wp-json\/wp\/v2\/media\/5934"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/150.164.63.212:9000\/portal-novo-dev\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=5933"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}